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Programa de Cultura Organizacional CRT-SP ganha evento presencial

  • 1 de junho de 2022

CRT-SP reúne colaboradores com diretoria executiva e compartilha os desafios da nova gestão e a preocupação com clima organizacional

CRT-SP reúne colaboradores com diretoria executiva e compartilha os desafios da nova gestão e a preocupação com clima organizacional

Como parte da estratégia do Programa de Cultura Organizacional CRT-SP, no dia 31 de maio de 2022 a diretoria executiva do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) reuniu os colaboradores para um café da manhã em sua própria sede na capital paulista, seguido de uma série de atividades direcionadas, sobretudo, aos advindos do processo seletivo e recentemente integrados à cultura organizacional do conselho. Num discurso informal de boas-vindas e agradecimentos, o presidente Gilberto Takao Sakamoto fez menção aos desafios e dificuldades enfrentadas no início da atual gestão, mas recompensadas pelos resultados conquistados desde a eleição da primeira diretoria em janeiro de 2019. “Temos que reconhecer o esforço e a dedicação de todos os colaboradores – gerentes, assessores, analistas, técnicos – que se dedicaram muito para nosso crescimento, pois sem eles nada do que realizamos seria possível”, disse.

Gilberto Takao Sakamoto, presidente do CRT-SP: desafios e dificuldades superadas com trabalho e comprometimento de todos

Ainda há muito trabalho a ser feito com foco na segurança da sociedade e valorização dos técnicos, a partir de uma fiscalização de caráter orientativo para que os profissionais tenham consciência da necessidade do registro para o exercício legal da atividade. Nesse aspecto, o CRT-SP não tem medido esforços, investindo em material humano, tecnologia e capacitação profissional, com transparência e seguindo à risca os dispositivos normativos do Tribunal de Contas da União (TCU). Em face desse crescimento, viu-se diante da necessidade de estabelecer uma nova estrutura organizacional.

Gerente administrativo, Roberto Reyes explanou sobre a nova avaliação por desempenho no âmbito organizacional, que consiste num instrumento de apoio à gestão e aos funcionários na análise de desempenho por meio de suas competências, com base em critérios e condições previamente estabelecidas, possibilitando a identificação de melhorias e treinamentos para o quadro de pessoal e possível mudança de nível do cargo do colaborador na progressão de carreiras. “São pequenas pausas para análise, compreensão e reconhecimento. Ficaram claros a todos os colaboradores – antigos, novos e recém-contratados – os objetivos da diretoria. Avante para crescermos juntos, com excelência no atendimento e buscando evoluir mais a cada dia”, avalia.

Atualmente gerente de novos projetos e inovação na nova estrutura organizacional –, Fabiana Herculano Moraes explanou sobre a

Roberto Reyes e Fabiana Herculano Moraes: ênfase em avaliação por desempenho e cultura organizacional

preocupação do conselho com o clima e a cultura organizacional, apresentando alguns pilares que norteiam o programa, como a transparência e abertura com que a diretoria executiva faz a gestão do conselho, e a atitude e o engajamento que se espera do corpo funcional. “Somos todos responsáveis pelo clima organizacional”, destaca em sua apresentação, enfatizando a importância dessas questões para a criação de ambientes mais propícios à inovação.

Outras atividades – Após o café da manhã a diretoria reuniu o grupo de gerentes, assessores e supervisores para tratar de questões estritamente relacionadas à gestão, com muita transparência quanto à tomada de decisões no decorrer da próxima administração, com vistas para a obtenção de melhores resultados.

Paralelamente, Fabiana Herculano Moraes realizava a jornada de integração, projeto estruturado como o objetivo engajar o púbico interno aos valores da cultura dinâmica e inovadora do CRT-SP. “Uma das prioridades da diretoria sempre foi criar um ambiente interno colaborativo, que contribua para que a mentalidade da inovação permeie todas as áreas do conselho. Procuramos criar esse acolhimento inicial com a jornada de integração de novos colaboradores, apresentando com detalhes nossa estrutura e cultura”, ressalta.

Conversa franca com gerentes e assessores sobre questões relacionadas à gestão

Quanto à Lei nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) –, que visa proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade, regulamentando o uso de dados pessoais, os novos colaboradores foram submetidos a um treinamento específico ministrado por Adalto Pinto, gerente de compliance e planejamento estratégico no novo organograma. “É fundamental assumirmos o compromisso de adesão à cultura de proteção de dados no conselho e em nossa vida pessoal”, alerta o também encarregado de proteção de dados no âmbito do CRT-SP. Apesar da Lei nº 13.709/2018 sofrer algumas alterações pontuais pela Lei nº 13.853/2019, o artigo 5º, inciso VIII segue o texto original e versa sobre o encarregado de proteção de dados: “pessoa natural, indicada pelo controlador, que atua como canal de comunicação entre o controlador e os titulares e a autoridade nacional”.

Para finalizar, a supervisora Pamela de Carvalho Castanho teceu importantes orientações sobre assuntos relacionados a recursos humanos, como horários de trabalho, benefícios, compensação de horas, adiantamento salarial, entre outros. “É extremamente importante apresentarmos, desde o início, as políticas e normas do conselho, com clareza e transparência, denotando o cuidado que temos com nossos colaboradores, aproximando-os e incentivando o senso de pertencimento ao CRT-SP”, conclui.

Cada área contribuindo: jornada de integração, treinamento de LGPD e orientações do setor de recursos humanos

 

Alexandre Gonçalves, um dos novos colaboradores: atividade produtiva, interessante e esclarecedora

Percepção de quem está chegando – Analista administrativo, Alexandre Gonçalves é um dos colaboradores recém-contratados que participou dessa “dinâmica integrativa”, desde o café da manhã com a diretoria executiva até a conclusão das atividades com as orientações da supervisora de recursos humanos. “Achei muito produtiva e interessante a apresentação da atual situação do CRT-SP e a expectativa de crescimento para os próximos anos. Quanto à integração dos recém-chegados, tivemos uma conversa mais próxima e informal com o presidente, além de nos aprofundarmos nos aspectos inerentes à LGPD, que é um assunto bastante importante e esclarecedor para nossas atividades”, opina, destacando também a oportunidade de conhecer melhor os colegas de trabalho.

 

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  • 1 de junho de 2022

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CRT-SP reúne colaboradores com diretoria executiva e compartilha os desafios da nova gestão e a preocupação com clima organizacional

Como parte da estratégia do Programa de Cultura Organizacional CRT-SP, no dia 31 de maio de 2022 a diretoria executiva do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) reuniu os colaboradores para um café da manhã em sua própria sede na capital paulista, seguido de uma série de atividades direcionadas, sobretudo, aos advindos do processo seletivo e recentemente integrados à cultura organizacional do conselho. Num discurso informal de boas-vindas e agradecimentos, o presidente Gilberto Takao Sakamoto fez menção aos desafios e dificuldades enfrentadas no início da atual gestão, mas recompensadas pelos resultados conquistados desde a eleição da primeira diretoria em janeiro de 2019. “Temos que reconhecer o esforço e a dedicação de todos os colaboradores – gerentes, assessores, analistas, técnicos – que se dedicaram muito para nosso crescimento, pois sem eles nada do que realizamos seria possível”, disse.

Gilberto Takao Sakamoto, presidente do CRT-SP: desafios e dificuldades superadas com trabalho e comprometimento de todos

Ainda há muito trabalho a ser feito com foco na segurança da sociedade e valorização dos técnicos, a partir de uma fiscalização de caráter orientativo para que os profissionais tenham consciência da necessidade do registro para o exercício legal da atividade. Nesse aspecto, o CRT-SP não tem medido esforços, investindo em material humano, tecnologia e capacitação profissional, com transparência e seguindo à risca os dispositivos normativos do Tribunal de Contas da União (TCU). Em face desse crescimento, viu-se diante da necessidade de estabelecer uma nova estrutura organizacional.

Gerente administrativo, Roberto Reyes explanou sobre a nova avaliação por desempenho no âmbito organizacional, que consiste num instrumento de apoio à gestão e aos funcionários na análise de desempenho por meio de suas competências, com base em critérios e condições previamente estabelecidas, possibilitando a identificação de melhorias e treinamentos para o quadro de pessoal e possível mudança de nível do cargo do colaborador na progressão de carreiras. “São pequenas pausas para análise, compreensão e reconhecimento. Ficaram claros a todos os colaboradores – antigos, novos e recém-contratados – os objetivos da diretoria. Avante para crescermos juntos, com excelência no atendimento e buscando evoluir mais a cada dia”, avalia.

Atualmente gerente de novos projetos e inovação na nova estrutura organizacional –, Fabiana Herculano Moraes explanou sobre a

Roberto Reyes e Fabiana Herculano Moraes: ênfase em avaliação por desempenho e cultura organizacional

preocupação do conselho com o clima e a cultura organizacional, apresentando alguns pilares que norteiam o programa, como a transparência e abertura com que a diretoria executiva faz a gestão do conselho, e a atitude e o engajamento que se espera do corpo funcional. “Somos todos responsáveis pelo clima organizacional”, destaca em sua apresentação, enfatizando a importância dessas questões para a criação de ambientes mais propícios à inovação.

Outras atividades – Após o café da manhã a diretoria reuniu o grupo de gerentes, assessores e supervisores para tratar de questões estritamente relacionadas à gestão, com muita transparência quanto à tomada de decisões no decorrer da próxima administração, com vistas para a obtenção de melhores resultados.

Paralelamente, Fabiana Herculano Moraes realizava a jornada de integração, projeto estruturado como o objetivo engajar o púbico interno aos valores da cultura dinâmica e inovadora do CRT-SP. “Uma das prioridades da diretoria sempre foi criar um ambiente interno colaborativo, que contribua para que a mentalidade da inovação permeie todas as áreas do conselho. Procuramos criar esse acolhimento inicial com a jornada de integração de novos colaboradores, apresentando com detalhes nossa estrutura e cultura”, ressalta.

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Para finalizar, a supervisora Pamela de Carvalho Castanho teceu importantes orientações sobre assuntos relacionados a recursos humanos, como horários de trabalho, benefícios, compensação de horas, adiantamento salarial, entre outros. “É extremamente importante apresentarmos, desde o início, as políticas e normas do conselho, com clareza e transparência, denotando o cuidado que temos com nossos colaboradores, aproximando-os e incentivando o senso de pertencimento ao CRT-SP”, conclui.

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